Museu do Bombarral

Após obras de requalificação, reabre em junho de 2025 com o objetivo de promover o Património Natural e o Cultural do concelho, salvaguardando o que nos trouxe até aqui e projetando-se para o futuro.

Com novas coleções e uma museografia contemporânea, proporcionando experiências de forma inclusiva, reafirma-se com novos desafios: contar histórias sobre as ORIGENS através do património arqueológico, explorar o SAGRADO com o património religioso, celebrar as FORMAS nas artes e mergulhar no universo das PALAVRAS, o património literário.
Sendo parte da Rede Museológica do Bombarral, convidamos à visita das exposições de longa-duração e à exposição temporária.

Palácio Gorjão

Datado do início do século XVII, conhecido por Palácio dos Coimbras, este Monumento passou mais tarde para a família Gorjão Henriques que lhe dá o nome atual.

Aqui funcionou uma garagem de transporte rodoviário, uma fábrica de costura e um colégio.

Foi adquirido em 1940 pela Câmara Municipal. Na ala Norte funcionou a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian e um espaço usado pelo grupo de entusiastas e impulsionadores da criação do Museu que desenvolveram trabalhos arqueológicos na região: Jorge de Almeida Monteiro, António Maurício, Vasco Cortes e Antero Furtado. Em 1985 foram inaugurados o Anfiteatro ao ar livre e uma Biblioteca Municipal. Em 1990 abriu portas enquanto Museu pela primeira vez e foi classificado como imóvel de interesse público em 1996.

Com uma história secular e atividade de mais de 30 anos é um verdadeiro de transformação, criação de memória e identidade local.

Serviço Educativo

O projeto educativo tem por base a missão cultural do Museu, nomeadamente a salvaguarda, divulgação e promoção do património material e imaterial do concelho.

Baseia-se no quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O projeto apresenta atividades para públicos variados, ciclos de ensino diversos e de diferentes currículos, promovendo e envolvendo estreitamente os parceiros de aprendizagem formal, a comunidade escolar, e não formal, os equipamentos e instituições do concelho.

Sala Origens

Sala Sagrado

Sala Formas

Sala Palavras

Sala Temporárias

Como chegar?

Museu do Bombarral

e…Peras

O “e… Peras” é o novo serviço de transporte urbano do Bombarral, que tem como objetivo aproximar os habitantes das várias aldeias ao centro da vila e reforçar a coesão entre freguesias. Funciona em dias úteis, das 8h00 às 18h40, com um percurso circular e horários que variam consoante o circuito.

O veículo tem 19 lugares sentados e a utilização é gratuita para quem tiver o Passe M Oeste, disponível no Terminal Rodoviário do Bombarral.

Acessibilidade:

Junto do acesso ao Museu, existem dois um lugar de estacionamento público para pessoas com deficiência.

A entrada principal é feita pela porta branca, na lateral, na Praça do Município.

A equipa do Museu tem formação para atendimento e acolhimento de pessoas com necessidades específicas.

O Museu dispõe de elevador, recentemente implantado, com capacidade para uma a duas cadeiras de rodas, e casa-de-banho acessível.

Na entrada existe um mapa táctil do Museu e na bilheteira existem plantas de todos os pisos em braille e com desenho em relevo para transportar na visita.

As áreas de circulação estão assinaladas com a mesma linguagem, tornando a visita autónoma para cegos.

Nas exposições existe informação escrita em braille e materiais tácteis, especificamente produzidos para que todos possam usufruir das obras.

Existem audioguias com 43 pontos distribuídos pelo Museu, em português, francês, espanhol e inglês.

Existe legendagem em português, inglês e interpretação em Língua Gestual Portuguesa nos elementos audiovisuais da exposição.

Bilheteira:

Até 31 de dezembro de 2025 os bilhetes para visita são gratuitos.

Horário de funcionamento:

Terça a domingo

10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30

Encerrado

1 de janeiro
1 de maio
25 de dezembro

Contactos:

Telefone
+351 262 609 058 (chamada para a rede fixa nacional)

Correio eletrónico
museu@cm-bombarral.pt